Configurando múltiplas aplicações em diretórios virtuais no Windows Azure Web Sites

Olá pessoal,

Hoje venho falar de uma situação que enfrentei nos últimos dias e a solução foi extremamente linda (sério!).

Minha Situação

Era uma situação  onde eu tinha dois projetos do Visual Studio que são ASP.NET MVC e um domínio comprado e utilizado no Windows Azure Web Sites.

Eu queria estes dois projetos MVC publicados no mesmo domínio, só que sem precisar transformar em estes dois projetos em um único só projeto e publicá-lo. Queria duas aplicações diferentes.

Uma aplicação era o site da empresa, e a outra aplicação era o site de um produto desta empresa. O que eu queria no final das contas era que a URL ficasse: nomedaminhaempresa.com.br/nomedomeuproduto

Então, como não sabia por onde começar, fui para a comunidade em busca da resposta. As discussões estão a seguir:

Pois é, eu estava desesperado e por isso procurei em várias comunidades diferentes rsrsrs.

Mas foi na MSDN em Inglês que eu tive uma ótima resposta que me ajudou e me fez olhar para os Diretórios Virtuais do Windows Azure Web Sites. Então, pesquisando mais um pouco, encontrei um tutorial para o Windows Azure no StackOverflow

Solução

O tutorial feito pelo ahmelsayed, consiste basicamente em criar um diretório virtual no Windows Azure Web Sites, e depois disso configurar a publicação diretamente do Visual Studio.

1 – Configurar o Diretório Virtual no windows azure web sites. Para chegar nesta tela só entrar no site pelo painel do Windows Azure, Configurações, e no fim da página tem esta configuração. No exemplo do ahmelsayed a aplicação que está sendo criada tem o nome de “Project2”.

configurarazure

2 – Configurar no Visual Studio o perfil de publicação baixando o perfil de publicação e importando no VS. Na seção de Connection deve ser alterado dois lugares. Um deles é o Site Name, e outro o Destination URL.

configurarpublicacao

Feito isto basta publicar que agora começa a existir esta aplicação dentro do seu domínio e no diretório configurado. (muito lindo né? Fácil e rápido! Nem sei por que tinha ficado tão preocupado kkk)

Observações

Quando fiz este tutorial do ahmelsayed, eu referenciei meus scripts e CSS diretamente, com <link…> e <script..>. Isso por que esta pagina é quase que uma pagina estática, e na minha situação eu estava utilizando assim e não os Bundlles do ASP.NET MVC. Nessa configuração eu referenciei os arquivos utilizando “/Content/Site.css”. Com este tipo de referencia o script é procurado na aplicação root, ou seja, dentro do domínio nomedaminhaempresa.com.br/Content/Site.css, mas na verdade este arquivo está dentro do diretório virtual nomedaminhaempresa.com.br/nomedomeuproduto/Content/Site.css

Para que essa referencia seja feita corretamente lembre-se de verificar a referencia destes arquivos. Eles devem referenciar os caminhos dos arquivos desta forma para que seja feito automaticamente a referencia ao diretório atual: “~/Content/Site.css”, “~/Scripts/javascript.js”, etc.

É isso pessoal, espero que ajude alguem que esteja em alguma situação parecida algum dia.

Vejo voces por ai, Kelvin.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s