Configurando múltiplas aplicações em diretórios virtuais no Windows Azure Web Sites

Olá pessoal,

Hoje venho falar de uma situação que enfrentei nos últimos dias e a solução foi extremamente linda (sério!).

Minha Situação

Era uma situação  onde eu tinha dois projetos do Visual Studio que são ASP.NET MVC e um domínio comprado e utilizado no Windows Azure Web Sites.

Eu queria estes dois projetos MVC publicados no mesmo domínio, só que sem precisar transformar em estes dois projetos em um único só projeto e publicá-lo. Queria duas aplicações diferentes.

Uma aplicação era o site da empresa, e a outra aplicação era o site de um produto desta empresa. O que eu queria no final das contas era que a URL ficasse: nomedaminhaempresa.com.br/nomedomeuproduto

Então, como não sabia por onde começar, fui para a comunidade em busca da resposta. As discussões estão a seguir:

Pois é, eu estava desesperado e por isso procurei em várias comunidades diferentes rsrsrs.

Mas foi na MSDN em Inglês que eu tive uma ótima resposta que me ajudou e me fez olhar para os Diretórios Virtuais do Windows Azure Web Sites. Então, pesquisando mais um pouco, encontrei um tutorial para o Windows Azure no StackOverflow

Solução

O tutorial feito pelo ahmelsayed, consiste basicamente em criar um diretório virtual no Windows Azure Web Sites, e depois disso configurar a publicação diretamente do Visual Studio.

1 – Configurar o Diretório Virtual no windows azure web sites. Para chegar nesta tela só entrar no site pelo painel do Windows Azure, Configurações, e no fim da página tem esta configuração. No exemplo do ahmelsayed a aplicação que está sendo criada tem o nome de “Project2”.

configurarazure

2 – Configurar no Visual Studio o perfil de publicação baixando o perfil de publicação e importando no VS. Na seção de Connection deve ser alterado dois lugares. Um deles é o Site Name, e outro o Destination URL.

configurarpublicacao

Feito isto basta publicar que agora começa a existir esta aplicação dentro do seu domínio e no diretório configurado. (muito lindo né? Fácil e rápido! Nem sei por que tinha ficado tão preocupado kkk)

Observações

Quando fiz este tutorial do ahmelsayed, eu referenciei meus scripts e CSS diretamente, com <link…> e <script..>. Isso por que esta pagina é quase que uma pagina estática, e na minha situação eu estava utilizando assim e não os Bundlles do ASP.NET MVC. Nessa configuração eu referenciei os arquivos utilizando “/Content/Site.css”. Com este tipo de referencia o script é procurado na aplicação root, ou seja, dentro do domínio nomedaminhaempresa.com.br/Content/Site.css, mas na verdade este arquivo está dentro do diretório virtual nomedaminhaempresa.com.br/nomedomeuproduto/Content/Site.css

Para que essa referencia seja feita corretamente lembre-se de verificar a referencia destes arquivos. Eles devem referenciar os caminhos dos arquivos desta forma para que seja feito automaticamente a referencia ao diretório atual: “~/Content/Site.css”, “~/Scripts/javascript.js”, etc.

É isso pessoal, espero que ajude alguem que esteja em alguma situação parecida algum dia.

Vejo voces por ai, Kelvin.

Deixe um comentário

